Não consegue emagrecer?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

do Universo Dieta



''Não consigo emagrecer porque tenho o metabolismo lento'' ou ''Sou magra porque tenho o metabolismo acelerado'', são duas frases recorrentes que já deve ter ouvido ou mesmo dito, mas será que sabe o que é verdadeiramente o metabolismo?

Para dissipar todas as dúvidas fomos à procura da resposta e explicamos como este processo condiciona o seu peso. ''O metabolismo é o nome que se atribui ao dispêndio de energético, ou seja, de calorias, decorrente de todos os processos em que está envolvido o nosso corpo'', explica Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controle de Peso.

Os processos metabólicos envolvem todos os órgãos e mesmo quando estamos em repouso, o organismo consome calorias para manter as suas funções vitais, como a respiração, o batimento cardíaco, a temperatura, entre outras.

A este dá-se o nome de metabolismo basal que pode ser medido através de um exame que analisa os gases produzidos durante a expiração. Medição essa que é indicadora ''do trabalho produzido e da energia despendida'' e muito útil para quem tem ''dificuldade em controlar o peso''.

Acelerado ou lento?

A genética tem um peso considerável sobre o metabolismo, no entanto, o peso, a percentagem de massa muscular, a idade, o equilíbrio hormonal e o sexo são factores que também o condicionam.

É verdade que as pessoas que têm um metabolismo mais acelerado têm mais predisposição para perder peso e serem magras, enquanto as pessoas cujo metabolismo é lento têm mais facilidade em engordar e mais dificuldade em emagrecer.

''No entanto, convém salientar que, normalmente, as pessoas com excesso de peso não têm um metabolismo lento, nem as magras têm um processo metabólico acelerado. O que potencia estas situações é o estilo de vida'', alerta a especialista.

Neste ponto, os homens podem estar em vantagem porque possuem mais massa muscular e quanto mais músculos se tem, maior número de calorias se gasta por dia. O mesmo acontece com os jovens, já que o metabolismo desacelera com a idade. Apesar de tudo, hábitos de vida saudável são óptimos reguladores do ritmo metabólico e só em casos pontuais, poderá ser necessário recorrer a medicação.

0 comentários: